Informativo Bimestral 2019.2

ABCC NEWS

Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos
Informativo Bimestral ● Ano II – Edição 2
Janeiro/Fevereiro de 2019

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE CAPRINOS

Associados e criadores acessem o nosso site para
assim nos aproximarmos cada vez mais. Também estamos disponíveis para visitação em nossa sede, venham nos visitar!!

Av caxangá, 2200 – Cordeiro – Recife/PE
Telefone: 81 3228-2606
www.abccaprinos.com.br

Exposições 2018 – Resumo

  • Nacional de Cabras Leiteiras 2018 – São Paulo do Potengi/RN

A Exposição Nacional de Cabras Leiteiras 2018 aconteceu em São Paulo da Potengi / RN, no período de 17 a 22 de abril, em paralelo com a EXPOPOTENGI 2018. Estiveram presentes nesse evento 1766 caprinos e ovinos, vindos de todos os estados do Nordeste, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Entre os caprinos, 139 Saanen, 70 Toggenburg, 66 Anglo Nubiana, 46 Alpina, 35 Alpina Americana e 30 Alpina Britânica, num total de 386 animais foram julgados por juízes da ABCC. O evento ainda contou com ovinos das raças Santa Inês, Dorper, White Dorper, Somalis, Cariri, Rabo Largo, Damara e Morada Nova, e um forte grupo de caprinos de corte Boer e Savana.
Também contando com estandes de maquinas e equipamentos agrícolas, de arte e artesanato, shows musicais e bons restaurantes de comidas típicas regionais, com forte presença de público local e visitante. O evento foi considerado um sucesso de raças, de público e de negócios, superando e expectativa de seus organizadores, ACCLAP, ABCC, Prefeitura Municipal e Governo do Estado.

  • Nacional da Raça Anglo Nubiano

O evento aconteceu na cidade de Jundiaí, mais precisamente no Parque Comendador Antônio Carbonari, ou como é conhecido o Parque da Uva. Durante a Capripaulo Show 2018, além da Exposição e Julgamento de todas as Raças Caprinas, do tradicional Torneio Leiteiro, Curso de fabricação de queijo e Curso de corte de carne caprina e Palestras, ocorreram dois grandes eventos da Caprinocultura Nacional: A Expo Anglo Nacional 2018 e a Copa Boer Sudeste, eventos nunca realizados na região sudeste e em especial no Estado de São Paulo.

  • Nacional da Raça Boer

A 68a Expoapi no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde em Teresina-PI, aconteceu entre os dias 02 e 09 de dezembro de 2018. Os animais foram julgados por uma excelente comissão que eleita democraticamente, elevou a qualidade da raça selecionando os melhores reprodutores e matrizes na pista.

  • Nacional da Raça Savana

Nacional da Raça Savana, ocorreu de 26 de Agosto a 2 de Setembro de 2018, na cidade de Itapipoca – CE.

  • 6a ExpoPrata – PB

O evento vai aconteceu de 22 a 26 de Agosto no parque de exposições do município. Paralelo ao evento, também foi realizada a 3a EXPOSIÇÃO NORDESTINA DE CABRAS LEITEIRAS.
Durante o período, a Prata se tornou a “Capital Nacional da Cabra Leiteira” com programação de torneios leiteiros, julgamento de animais em pista, laço de bode, concurso de queijos de leite de cabra, mostra gastronômica e o imperdível “bode no buraco”.

  • Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados

Entre os dias 03 e 11 de novembro de 2018 ocorreu a 77a Exposição de Nordestina de Animais e Produtos Derivados. O evento aconteceu no Parque de Exposição de Animais Professor Antonio Coelho na Av. Caxangá, 2200 – Cordeiro Recife/PE, e reuniu pecuaristas de todo o País e ainda leilões e comercialização dos animais. De acordo com os organizadores, cerca de 4 mil animais poderam ser conferidos no evento, que obteve uma movimentação com um valor estimado de 20 milhões e atraiu aproximadamente 200 mil pessoas.


Semana de Atualidades na Caprinocultura

Foi promovido pela ABCC em parceiria com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) uma semana com palestras de atualidades técnicas durante a Exposição de Animais, entre os dias 05 e 09 de novembro de 2018, no stand da ALEPE.

Nestas palestras pudemos contar com professores das Universidades Federal e Rural de Pernambuco, foi muito gratificante proporcionar um pouco mais de conhecimento aos alunos de graduação e técnicos da área agrária, com direito a degustação de leite de cabra e seus derivados, como: queijos, iorgute, doce de leite, entre outros.

Alguns participantes da Semana de Atualidades na Caprinocultura…


Encontro Nacional de Atualização dos Inspetores Técnicos ABCC

Entre os dias 14 e 17 de novembro de 2017, aconteceu no município de Carpina – Pernambuco, o I Encontro Nacional de Atualização para os Técnicos do Registro Genealógico de Caprinos, onde tivemos a participação de mais de 80 técnicos de várias partes do país e teve como objetivo principal padronizar os serviços dos referidos inspetores à campo, bem como uma troca de conhecimento entre os mesmos. Neste encontro a ABCC defeniu suas diretrizes para os próximos anos e repassou ao seu quadro, sempre visando atender da melhor maneira possível aos criadores.

Ainda ocorreu o II Encontro Nacional de Atualização, desta vez em Belo Horizonte – Minas Gerais, no período de 17 a 19 de agosto de 2018, com os técnicos que não puderam comparecer ao primeiro encontro em Pernambuco.


Câmara Setorial – MAPA

A ABCC marcou presença nas Reuniões da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos, no MAPA em Brasília – DF, sempre debatendo assuntos importantes e de interesse para a Caprinocultura Nacional. ABCC representada por seu Superintendente Técnico Felipe Adelino.


Auditoria MAPA / ABCC

Em dezembro de 2018 também passamos por auditoria do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.


Palavra do Presidente Arlindo Ivo

Com relação ao período de minha gestão tanto atual como anterior, de todos os objetivos pessoais o maior de todos é a vontade que tinha de informatizar o Registro isso foi uma coisa que me deu muito gás, já conseguimos, porém falta muita coisa para a conclusão. Mas o objetivo final é deixar esta informatização pronta e acabada e creio que está sendo muito bem conduzida a este fim.
Nos últimos anos a caprinocultura tem enfrentado alguns problemas como a seca, crise econômica, entre outros aspectos, e diferentemente das demais culturas ainda sim continuou a crescer e consequentemente o número de registro e assim tivemos que aumentar o numero de funcionários para atender a demanda, então a nossa nova meta é conseguir um espaço/sede maior para suportar o volume de arquivos e funcionários… estamos na luta por esta nova conquista, e quem sabe possamos conseguir ainda no presente ano. Atingindo os objetivos de concluir o serviço de informatização do registro genealógico e conseguindo um novo local ou ampliação da sede atual, já consideraria a minha administração de exitosa, tendo em vista que tantas outras coisas também foram conquistadas na minha gestão. Uma das coisas foi a reunião com todos os técnicos do Brasil, pretendemos fazer outras até o fim do meu mandato.
A perspectiva para 2019 é tentar modificar o estatuto para que o criador possa participar da eleição da diretoria, tornar assim a associação de fato uma associação dos criadores de caprinos. A perspectiva é esta: sempre priorizando o criador.

Palavra do Superintendente Felipe Adelino

A Caprinocultura Nacional teve um ano importante em 2018, onde a maioria das regiões brasileiras voltou a ter chuvas com normalidade e isso reflete diretamente no setor e nas atividades que a ABCC participa. Com o setor aquecido, tem-se um crescimento diretamente na nossa atuação, onde criadores voltam a participar dos eventos agropecuários e praticar o melhoramento genético, com isso intensificam e aumentam o volume do registro genealógico nas propriedades aumentando a demanda de serviços para todos os envolvidos na cadeia produtiva.
Outro ganho que tivemos na Associação foi com a informatização do registro genealógico, através da ferramenta que estamos chamando de SISCAPRI (Sistema Informatizado de Genealogia Caprina), onde todo o arquivo que antes era 100% no papel e com conferências manuais, passa a ser melhor organizado e ter o uso da tecnologia para armazenamento dos dados e conferências das informações passadas pelos criadores. Usuários da caprinocultura são atendidos nos seus anseios de encontrarem informações dos rebanhos online, na maior avenida do mundo, que é a internet, e ainda muito mais está por vir nesta área.
Tivemos ainda, capacitações para o nosso quadro de inspetores técnicos do registro genealógico, onde realizamos Encontros Nacionais para Atualização do nosso quadro, isso pela primeira vez na história da Associação após mais de 40 anos de sua fundação, sendo de fundamental importância esses encontros, não apenas para estreitar a relação entre os técnicos das diversas regiões do país, mas também para troca de experiências, atualizações, padronizações nos serviços, etc., e com o crescimento da atividade, a atualização veio numa hora certa.
Além do fortalecimento dessas ações que estão sendo implantadas, resta agora a Associação trabalhar em programas que possam crescer outras áreas como a cadeia produtiva, programas de melhoramento genético, na sua estruturação física (embora já tenhamos crescido neste aspecto com quadro de funcionário, programa de informatização, entre outros), etc. A previsâo é que a partir de 2019 o crescimento para a caprinocultura seja ainda mais promissor, especificamente para o Nordeste Brasileiro onde está inserido a maior parte do rebanho caprino.
Página 10 | Janeiro de 2019
Vale destacar o grande crescimento da caprinocultura leiteira no Nordeste do Brasil, que antes se concentrava sua maior parte no Sudeste, onde esses criadores passaram a investir nesta genética e expor estes animais em Eventos Agropecuários da Região, que passaram a crescer e se fortalecer, sendo também muito importante para a atividade, uma vez que os criadores passaram a investir na atividade leiteira, especificamente.
Por outro lado, a caprinocultura de corte com as raças já em evidências como Boer, Savana, Kalahari, Anglo Nubiana, continuaram no seu crescimento constante, com novas ações das suas associações promocionais fazendo com que os criadores investissem mais e que novos eventos acontecessem.
Grandes eventos aconteceram como as exposições nacionais e regionais, torneios leiteiros, e exposições especializadas na caprinocultura leiteira. Estas exposições alavancaram ainda mais a caprinocultura regional, principalmente no Nordeste e assim fortaleceram as Associações Estaduais e a ABCC que ainda dependem bastante do registro genealógico e isso fez com que as Associações movimentassem mais a partir deste crescimento da caprinocultura leiteira.
Então, 2018 foi um ano muito importante para a Caprinocultura Nacional, saindo de dificuldades climáticas, de economia nacional muito ruim com grande recessão para um período com perspectiva de crescimento muito maior para os próximos anos que virão.


Expediente
ABCC NEWS é um jornal eletrônico interativo produzido pela Associação Brasileira dos
Criadores de Caprinos.
● Publicação Bimestral
● Coordenação: Felipe Adelino – Superintendente Técnico da ABCC
● Projeto gráfico e editoração: Daniela Pinheiro – Zootecnista/SRGC ABCC
● Colaboradores desta edição: Arlindo Ivo e Amélia Hortência.
E-mail: abccaprinos@hotmail.com
Fone: 3228-2606

Fontes Consultadas:
● Revista do Coagro e agronegócios; Portal do Boer;
● Cariri em ação;
● Blog Verdades Luiz do Berro.